Ir para o conteúdo principal
Latin America – Portuguese

Potenciais causas do AVC criptogênico

Potential causes i Stock 641236100

O AVC criptogênico é conhecido como o AVC de “causa desconhecida”; no entanto, a conscientização sobre as possíveis causas tem grande importância na redução dos riscos de um novo AVC.

Icon pfo 1 PT 2x

Forame oval patente (FOP)

O forame oval patente (FOP) é um defeito embrionário, visto em até 25% dos adultos¹, que estão associados a um risco acrescido de AVC criptogênico isquêmico. O FOP é definido como um orifício no septo entre os átrios, que atua como um conduto a partir das veias profundas da pélvis ou da perna para o cérebro.

O forame oval permanence aberto depois do nascimento

Pfo figure 1 PT 2x Antes do nascimento Forame oval aberto
Pfo figure 3 PT 2x Depois do nascimento Encerramento natural do foramen oval
Pfo figure 2 PT 2x Depois do nascimento O forame oval permanence aberto, criando um FOP

Outras potenciais causas

Fibrilação auricular paroxística oculta

A fibrilação auricular faz que o paciente corra 5x mais riscos de um AVC.² A detecção da FA é importante no exame do AVC criptogênico para identificar os pacientes que possam se beneficiar de terapia anticoagulante ou antiplaquetária. A fibrilação auricular paroxística (FA) é, normalmente, tanto paroxística como assintomática e, portanto, não pode ser detectada através de monitorização cardíaca padrão a curto ou médio prazo.³

Várias tecnologias estão disponíveis para a monitorização cardíaca estendida, incluindo a telemetria contínua, eletrocardiograma ambulatorial, ECGs seriais, monitorização transtelefônica de ECG e monitores cardíacos inseríveis. Para uma análise completa da vulnerabilidade das várias formas de detecção da FA, consulte Glotzer et al., 2015.

Trombofilia hereditária

A trombofilia é uma predisposição para formação de coágulos sanguíneos de modo inadequado e é caracterizada por deficiências e mutações nos anticoagulantes endógenos³. A trombofilia pode causar um AVC criptogênico; entre os pacientes nos quais outras causas não tenham sido encontradas, um rastreio da trombofilia hereditária pode ser útil.

Ateroma do arco aórtico

Algumas evidências de estudos retrospectivos sugerem uma relação de causalidade entre a doença aterosclerótica do arco aórtico (ateroma ou placas) e um risco acrescido de AVC isquêmico. As placas do arco aórtico provaram-se, de forma independente, ter um risco acrescido de AVC.

Conhecendo as opções de tratamento do FOP

Se o seu paciente sofreu um AVC criptogênico e foi diagnosticado com um FPO, é importante conversar com o seu paciente sobre os benefícios e riscos das opções de tratamento disponíveis para reduzir o risco de um novo AVC.

Opções de tratamento
Referências
  1. Kent, D.M and Thaler, D.E. Is Patent Foramen Ovale a Modifiable Risk Factor for Stroke Recurrence? Stroke, 2010. DOI:10.1161/STROKEAHA.110.595140.
  2. Mahmood, Levy; Vasan, Wang (2013). "The Framingham Heart Study and the epidemiology of cardiovascular disease: a historical perspective" Lancet. 383 (9921): 999–1008
  3. Lewalter T and Boriani, G. Relevance of Monitoring Atrial Fibrillation in Clinical Practice Arrythmia & Electrophysiology Review 2012:1:54-8.
MAT-2010316 v1.0 | Item aprovado apenas para o Brasil.