Ir para o conteúdo principal
Latin America – Portuguese

Visão geral sobre o AVC

Stroke overview i Stock 1165318420

Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem o impacto de um AVC. Há diferentes tipos de AVC e várias razões pelas quais um AVC pode ocorrer. Um tipo particularmente desafiador é o acidente vascular cerebral criptogênico, no qual não é encontrada uma causa. Continue lendo para saber mais sobre os diferentes tipos de AVC e os potenciais tratamentos que podem ajudar a prevenir um novo AVC.

Icon stroke 1 2x

O que é um avc?

AVCs são causados por uma interrupção súbita no fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro ou por um sangramento dentro do tecido cerebral. Quando isto acontece, as células cerebrais ficam privadas de oxigênio e começam a morrer, causando dano cerebral. Quando células cerebrais morrem durante um AVC, a função controlada por aquela parte do cérebro, como a fala e os movimentos, pode ser prejudicada.

Há dois tipos principais de AVC: AVC hemorrágico e AVC isquêmico. Um AVC hemorrágico ocorre quando vasos sanguíneos danificados possibilitam um sangramento dentro do tecido cerebral, resultando em inchaço e pressão que causa dano ao cérebro. Um AVC isquêmico ocorre quando se desenvolve um bloqueio num vaso sanguíneo, que transporta sangue para o cérebro.

Algumas das causas mais comuns de um AVC isquêmico são:

Arteriosclerose

Arteriosclerose ocorre quando placas de gordura e colesterol se acumulam, endurecendo as artérias. Quando muitas placas se depositam num lugar, tal pode levar ao bloqueio do fluxo sanguíneo e causar um AVC.

Fibrilação atrial

A Fibrilação Auricular (FA) são batimentos cardíacos irregulares. Enquanto muitas pessoas com FA vivem uma vida normal, a condição implica um determinado risco de AVC. Quando o sangue não se move através do coração do modo como deveria, podem surgir coágulos de sangue que vão para o cérebro, causando um AVC.

O que é um acidente vascular cerebral CRIPTOGÊNICO?

Um AVC criptogênico é conhecido como um AVC de “causa desconhecida”. É um tipo de AVC isquêmico e, apesar do exame padronizado, não é possível encontrar origem ou explicação. Estima-se que cerca de 25% de todos os AVCs isquêmicos são criptogênicos.

potenciais causas de um avc criptogênico

Aprenda mais sobre o que pode causar um AVC criptogênico.

Ver causas
Referência
  1. Saver, J.L. Cryptogenic Stroke. NEJM 2016; 374: 2065-74.

As informações fornecidas não se destinam a diagnóstico ou tratamento médico, nem como substituto do aconselhamento médico profissional. Consulte um médico ou profissional de saúde qualificado para obter conselhos médicos apropriados.

MAT-2010302 v1.0 | Item aprovado apenas para o Brasil.