
O que é um avc?
AVCs são causados por uma interrupção súbita no fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro ou por um sangramento dentro do tecido cerebral. Quando isto acontece, as células cerebrais ficam privadas de oxigênio e começam a morrer, causando dano cerebral. Quando células cerebrais morrem durante um AVC, a função controlada por aquela parte do cérebro, como a fala e os movimentos, pode ser prejudicada.
Há dois tipos principais de AVC: AVC hemorrágico e AVC isquêmico. Um AVC hemorrágico ocorre quando vasos sanguíneos danificados possibilitam um sangramento dentro do tecido cerebral, resultando em inchaço e pressão que causa dano ao cérebro. Um AVC isquêmico ocorre quando se desenvolve um bloqueio num vaso sanguíneo, que transporta sangue para o cérebro.
Algumas das causas mais comuns de um AVC isquêmico são:
Arteriosclerose
Arteriosclerose ocorre quando placas de gordura e colesterol se acumulam, endurecendo as artérias. Quando muitas placas se depositam num lugar, tal pode levar ao bloqueio do fluxo sanguíneo e causar um AVC.
Fibrilação atrial
A Fibrilação Auricular (FA) são batimentos cardíacos irregulares. Enquanto muitas pessoas com FA vivem uma vida normal, a condição implica um determinado risco de AVC. Quando o sangue não se move através do coração do modo como deveria, podem surgir coágulos de sangue que vão para o cérebro, causando um AVC.