Your cookie settings prevents playing this video.
Change cookie settings at the bottom of the page
Os Estados Unidos e diversos atualizaram as respectivas orientações sobre o acidente vascular cerebral para incluir o fechamento do FOP. Seguem-se sínteses das orientações assim como hiperligações para as publicações integrais.
Os especialistas da American Academy of Neurology (Academia Americana de Neurologia) ou AAN analisaram cuidadosamente a evidência disponível acerca da prevenção secundária do acidente vascular cerebral em pacientes com forame oval patente ou FOP. Com base na sua análise, concluíram o seguinte:
A Japan Stroke Society, a Japanese Circulation Society e a Japanese Association of Cardiovascular Intervention and Therapeutics associaram-se para analisar a evidência sobre fechamento do FOP e recomendam o seguinte: o fechamento do FOP deve ser considerado para pacientes com idade inferior a 60 anos que tenham sido diagnosticados com AVC criptogênico e tenham um FOP. É fundamental que o paciente consiga tomar medicação antitrombótica após a implantação do dispositivo
pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico com idades <60 em que se considere que a provável causa do AVC seja o forame oval patente após exclusão exaustiva de outras causas, recomenda-se o fechamento percutâneo do FOP.
Os médicos de cardiologia, medicina interna e neurologia associaram-se para publicar novas orientações sobre o acidente vascular cerebral relacionadas com o fechamento do FOP em pacientes com AVC criptogênico. As orientações indicam que o fechamento do FOP deve ser efetuado em pacientes com idades compreendidas entre os 16 e os 60 anos (após exame extensivo de diagnóstico neurológico e cardiológico) com antecedentes de AVC isquêmico criptogênico e forame oval patente, com shunt direito-esquerdo moderado ou extensivo.
Os Comitês da Heart and Stroke Foundation e da Canadian Stroke Best Practice recomendam o seguinte:
Em relação a pacientes cuidadosamente selecionados com AVC isquêmico recente ou AIT (ataque isquêmico transitório) atribuível a um FOP, recomenda-se encerramento do FOP com dispositivo e ainda terapia antiplaquetária de longa duração em vez de apenas terapia antitrombótica, desde que se cumpram os seguintes critérios:
Para além das orientações, publicaram-se também documentos de posição e declarações de consenso relativamente ao fechamento do FOP em pacientes com AVC criptogênico.
Com a maioria das evidências sobre o fechamento do FOP se baseando em pacientes caucasianos, especialistas clínicos da Ásia-Pacífico desenvolveram uma declaração de consenso, levando em conta as características específicas do AVC e hemorragias de pacientes da Ásia-Pacífico e o contexto específico dessa região.
Os principais aspetos desta declaração de consenso incluem:
Foi enfatizado que as evidências clínicas dos aspectos acima devem ser recolhidas entre os pacientes da Ásia-Pacífico.
A EuroIntervention publicou um documento de posição relativo ao tratamento de pacientes com FOP. O documento foi desenvolvido por oito sociedades científicas e especialistas internacionais em acidentes vasculares cerebrais.
Recomendação:
“A posição das nossas sociedades é executar o fechamento percutâneo do FOP em pacientes cuidadosamente selecionados com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos com AVC criptogênico confirmado, AIT ou embolismo sistêmico e estimada alta probabilidade do papel causal sendo o FOP conforme avaliação clínica, características anatômicas e de imagem.”
“O procedimento de intervenção deve ser proposto a cada paciente avaliando a probabilidade individual do benefício com base em uma avaliação do papel do FOP no evento tromboembólico e nos resultados esperados e riscos de terapia clínica ao longo da vida.”
Você chegou a um site específico para um país ou região que não corresponde ao seu endereço de IP