Ir para o conteúdo principal
Latin America – Portuguese

Orientações dos EUA e Internacionais sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC)

I Stock 538653565 bew

Orientações dos EUA e Internacionais sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Os Estados Unidos e diversos atualizaram as respectivas orientações sobre o acidente vascular cerebral para incluir o fechamento do FOP. Seguem-se sínteses das orientações assim como hiperligações para as publicações integrais.

Orientações dos Estados Unidos1 – 2020

Os especialistas da American Academy of Neurology (Academia Americana de Neurologia) ou AAN analisaram cuidadosamente a evidência disponível acerca da prevenção secundária do acidente vascular cerebral em pacientes com forame oval patente ou FOP. Com base na sua análise, concluíram o seguinte:

  • Estudos recentes demonstraram que em alguns pacientes, particularmente aqueles com idade inferior a 60 anos que sofreram um acidente vascular cerebral causado por um FOP, o fechamento do FOP reduz melhor o risco de repetição do AVC do que apenas os tratamentos médicos.
  • Antes de recomendar o fechamento do FOP em pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral, é importante que os médicos especialistas em AVC afastem as causas para além do FOP.
Atualização da Prática Consultiva: FOP e Atualização da AAN: FOP e Prevenção Secundária de AVC: Resumo para Pacientes e respetivas Famílias

Documento de Orientação Japonês2 – 2019

A Japan Stroke Society, a Japanese Circulation Society e a Japanese Association of Cardiovascular Intervention and Therapeutics associaram-se para analisar a evidência sobre fechamento do FOP e recomendam o seguinte: o fechamento do FOP deve ser considerado para pacientes com idade inferior a 60 anos que tenham sido diagnosticados com AVC criptogênico e tenham um FOP. É fundamental que o paciente consiga tomar medicação antitrombótica após a implantação do dispositivo

Documento de Orientação Japonês (disponível apenas em japonês)

Orientações australianas3 - 2019

pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico com idades <60 em que se considere que a provável causa do AVC seja o forame oval patente após exclusão exaustiva de outras causas, recomenda-se o fechamento percutâneo do FOP.

As orientações clínicas para tratamento do acidente vascular cerebral, Capítulo 4 Prevenção Secundária

Orientações alemãs4 - 2018

Os médicos de cardiologia, medicina interna e neurologia associaram-se para publicar novas orientações sobre o acidente vascular cerebral relacionadas com o fechamento do FOP em pacientes com AVC criptogênico. As orientações indicam que o fechamento do FOP deve ser efetuado em pacientes com idades compreendidas entre os 16 e os 60 anos (após exame extensivo de diagnóstico neurológico e cardiológico) com antecedentes de AVC isquêmico criptogênico e forame oval patente, com shunt direito-esquerdo moderado ou extensivo.

AVC criptogênico e Forame Oval Patente (versão resumida e traduzida)

Orientações Canadenses5 - 2017

Os Comitês da Heart and Stroke Foundation e da Canadian Stroke Best Practice recomendam o seguinte:

Forame oval Patente

Em relação a pacientes cuidadosamente selecionados com AVC isquêmico recente ou AIT (ataque isquêmico transitório) atribuível a um FOP, recomenda-se encerramento do FOP com dispositivo e ainda terapia antiplaquetária de longa duração em vez de apenas terapia antitrombótica, desde que se cumpram os seguintes critérios:

  1. Idade 18–60 anos;
  2. O diagnóstico de evento indicador de AVC é confirmado por imagem
  3. O paciente foi avaliado por um neurologista ou clínico especialista em acidentes vasculares cerebrais e considera-se que o FOP seja a causa mais provável para o evento indicador de AVC na sequência de uma avaliação etiológica abrangente para excluir etiologias alternativas.
Recomendações da Canadian Stroke Best Practice: Prevenção Secundária de AVC, sexta edição, orientações práticas, atualização 2017

Documentos de posição

Para além das orientações, publicaram-se também documentos de posição e declarações de consenso relativamente ao fechamento do FOP em pacientes com AVC criptogênico.

Declaração de Consenso da Ásia-Pacífico6 - 2020

Com a maioria das evidências sobre o fechamento do FOP se baseando em pacientes caucasianos, especialistas clínicos da Ásia-Pacífico desenvolveram uma declaração de consenso, levando em conta as características específicas do AVC e hemorragias de pacientes da Ásia-Pacífico e o contexto específico dessa região.


Os principais aspetos desta declaração de consenso incluem:

  • Em relação às indicações para o fechamento do FOP, siga as orientações internacionais/globais.
  • Certifique-se de que os pacientes com AVC embólico recente de origem indeterminada (ESUS na sigla inglesa) são rastreados para FOP, utilizando modalidades de imagem prontamente disponíveis no hospital e em relação às quais a equipe está melhor treinada e tem mais experiência (por exemplo, ETT, DTC com contraste, ETE, EIC). O DTC com contraste está amplamente disponível na região da Ásia-Pacífico e pode ser utilizado como uma primeira ferramenta de rastreio, seguida de confirmação utilizando ETE ou ETT com contraste de bolha.
  • Os pacientes ESUS com FOP significativo devem ser submetidos ao encerramento do FOP o mais precocemente possível.

Foi enfatizado que as evidências clínicas dos aspectos acima devem ser recolhidas entre os pacientes da Ásia-Pacífico.

Fechamento do forame oval patente em pacientes com AVC embólico de origem indeterminada: Uma opinião de especialista clínico e uma declaração de consenso para a região da Ásia-Pacífico Oclusão do apêndice auricular esquerdo para prevenção de AVC isquêmico em pacientes com fibrilação auricular não valvar: opinião de especialista clínico e declaração de consenso da região da Ásia-Pacífico

Documento de posição Europeu7 - 2018

A EuroIntervention publicou um documento de posição relativo ao tratamento de pacientes com FOP. O documento foi desenvolvido por oito sociedades científicas e especialistas internacionais em acidentes vasculares cerebrais.

Recomendação:

“A posição das nossas sociedades é executar o fechamento percutâneo do FOP em pacientes cuidadosamente selecionados com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos com AVC criptogênico confirmado, AIT ou embolismo sistêmico e estimada alta probabilidade do papel causal sendo o FOP conforme avaliação clínica, características anatômicas e de imagem.”

“O procedimento de intervenção deve ser proposto a cada paciente avaliando a probabilidade individual do benefício com base em uma avaliação do papel do FOP no evento tromboembólico e nos resultados esperados e riscos de terapia clínica ao longo da vida.”

Documento de Posição Europeu sobre o Tratamento de Pacientes com forame oval Patente. Abordagem Geral e Tromboembolismo de Circulação Esquerda
Referências
  1. Messé SR, Gronseth GS, Kent DM, Kize JR, Homma S, et al. Practice Advisory Update: Patent Foramen Ovale and Secondary Stroke Prevention [Atualização da Prática Consultiva: Foramen Ovale Patente e Prevenção Secundária de AVC]. Neurology® 2020;94:1-10.
  2. Orientação da Japan Stroke Society, da Japanese Circulation Society e da Japanese Association of Cardiovascular Intervention and Therapeutics sobre encerramento percutâneo do Foramen Ovale Patente (FOP) em pacientes com AVC criptogénico https://pfo-council.jp/publications/
  3. Australian Stroke Foundation. Clinical Guidelines for Stroke Management. Chapter 4: Secondary Prevention [Orientações Clínicas para o Tratamento de AVC. Capítulo 4: Prevenção Secundária]. https://informme.org.au/Guidelines/Clinical-Guidelines-for-Stroke-Management-2017
  4. Diener et al. Neurological Research and Practice [Investigação e Prática Neurológica] https://doi.org/10.1186/s42466-019-0008-2
  5. Wein et al, Canadian Stroke Best Practice Recommendations: Secondary Prevention of Stroke, Sixth Edition Practice Guidelines, Update 2017 [Recomendações da Canadian Stroke Best Practice: Prevenção Secundária de AVC, Sexta Edição, Orientações Práticas, Atualização 2017]. International Journal of Stroke, 2017. DOI: 10.1177/1747493017743062
  6. Diener, HC, Akagi, T, Durongpisitkul, K, et al. Encerramento do foramen ovale patente em pacientes com AVC embólico de origem indeterminada: Uma opinião de especialista clínico e uma declaração de consenso para a região da Ásia-Pacífico. Int J Stroke 2020; 0(0) 1–8.
  7. Pristipino et al. Documento de Posição europeu sobre o tratamento de pacientes com foramen ovale patente. Eurointervention 2018: Jaa-434 2018
MAT-2011677 v2.0 | Item aprovado apenas para o Brasil.